5 Dicas para melhorar o atendimento telefônico da sua empresa

4 de August de 2020

Você sabia que o atendimento ao cliente por telefone é tão importante quanto ao atendimento presencial? Por isso, resolvemos dar dicas para melhorar seu atendimento telefônico para seu cliente.

Se a chamada for tratada adequadamente e trazer o resultado esperado, o cliente deve ficar satisfeito e é mais provável que retorne a comprar e indicar sua empresa.

A boa vontade e a eficácia que você mantém com seus clientes dependem de sua capacidade de satisfazer as suas necessidades durante esse breve período em que você o encontra do outro lado da linha telefônica.

Mas como melhorar o atendimento telefônico para seu cliente?

1. Eficiência no atendimento telefônico

Quando os seus clientes entram em contato com a sua empresa, eles esperam que seus problemas sejam resolvidos ou que suas perguntas sejam respondidas rapidamente.

Essa dica pode parecer óbvia, mas a etiqueta básica por telefone colabora bastante a tornar a experiência do cliente positiva. Atenda as chamadas prontamente, evite longos tempos de espera e sempre comunique ao cliente antes de colocá-lo em espera ou transferi-lo.

A grande maioria das pessoas indicam que ter uma solução eficiente para o problema apresentado, é uma das três principais características que mais valorizam no atendimento telefônico de uma empresa.

As duas seguintes características mais valorizadas são uma equipe experiente e uma comunicação clara. Pesquisa feita pela Clutch em 2019.

2. Reduza o tempo de espera dos clientes

Como os clientes priorizam a eficiência ao ligar para uma empresa, faz sentido que eles classifiquem a retenção como a questão mais frustrante do atendimento telefônico.

Não é segredo para nenhum de nós que espera telefônica é um dos indicadores que mais pesa na hora do cliente avaliar a qualidade de atendimento da sua empresa. Mas você já parou para pensar em quanto tempo a sua empresa esta demorando para atender cada chamada? Não?

Para reduzir o tempo de espera, realize uma análise de dados em chamadas telefônicas de atendimento para entender os pontos fortes e fracos de sua empresa.

Você não sabe como fazer isso? Por meio do dashboard interativo da Central FlexPBX você tem todos os indicadores necessários para ter um controle de atendimento eficaz. Com as métricas geradas, você consegue acompanhar quanto tempo cada colaborador seu demorou para atender cada chamada e também o tempo médio de atendimento geral da sua empresa. Nunca foi tão fácil controlar seu atendimento ao cliente!

3. Comprometimento com o atendimento ao cliente por telefone

Dadas as necessidades e frustrações dos clientes, algumas empresas podem considerar mudar a maioria das comunicações para canais alternativos baseados em texto. No entanto, é importante que as empresas continuem disponíveis abertamente por telefone para os clientes.

Chatbots e mensagens de texto podem atender a determinadas solicitações, mas muitos clientes ainda exigem uma abordagem personalizada, centrada no ser humano.

Um atendimento humanizado, sempre será mais satisfatório e trará resultados mais assertivos.

4. Utilize os 5 componentes para uma boa comunicação

Existem cinco componentes básicos para uma boa comunicação: ela deve ser clara, completa, concisa, concreta e correta. 

Certifique-se de que o cliente entenda sua explicação ou solução, afirmando-a com clareza.

Descreva a explicação de maneira breve, mas completa e o mais importante, que você tenha todos os seus fatos corretos.

5. Utilize a central telefônica FlexPBX IP

O FlexPBX IP é a central telefônica PABX IP desenvolvida pela MBX Inteligência, com muitos recursos avançados, além todos os recursos apresentados por um sistema PABX convencional.

Um atendimento eficaz não depende somente da sua equipe mas principalmente da sua Central Telefônica, para garantir a qualidade da ligação, as métricas do bom atendimento, a gravação de chamadas para controle de qualidade, indicadores de tempo de atendimento, filas de espera personalizadas, tudo isso impacta na forma como o seu cliente vê a sua empresa.

Ter um controle de atendimento eficiente é a melhor maneira de conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.

Toda a Central FlexPBX foi feita pensando na sua empresa e na forma de proporcionar a melhor experiência telefônica para você e para seu cliente!

Ter uma equipe mais alinhada, produtiva, com indicadores indispensáveis e um atendimento perfeito. Agora você pode!

>>>Preencha esse formulário para saber mais sobre nossa solução através de um de nosso consultores

 

Compartilhar