Saiba porque fazer backup em nuvem é essencial para seu negócio

Já imaginou perder aquele arquivo super importante para sua empresa?

Nesse artigo, vamos falar da importância de evitar perda de dados e informações através do backup em nuvem.

Infelizmente para muitas empresas, a importância de backup seguro ainda é subestimada. E sua importância só é lembrada quando já ocorreu algum problema.

A empresa que tem a preocupação de se precaver, não tem grandes prejuízos.

Mas afinal, por que fazer o backup de dados de sua empresa?

1. Previne o esforço do retrabalho

Nos dias de hoje, o tempo tem sido algo extremamente precioso. Como diz o ditado: Tempo é dinheiro. E trabalho refeito é custo dobrado para a empresa.

Os colaboradores para terem eficiência devem ser produtivos. Mas se ocorrer um defeito nos computadores e arquivos serem perdidos, a alternativa para os funcionários é recomeçar o trabalho do zero e quem terá o grande prejuízo nessa triste história será sua empresa.

A perda de dados de contratações, históricos e pagamento de funcionários pode trazer um grande prejuízo para as empresas, além do tempo desperdiçado.

Documentos importantes para o andamento da sua empresa, como guias de recolhimento de impostos, se não estiverem ao seu alcance no momento de um fiscal aparecer, poderão trazer problemas para a organização.

Esses problemas ainda ocorrem em várias empresas, tendo aquele retrabalho quando as informações são perdidas.

O backup de dados em nuvem para sua empresa pode ser muito vantajoso, pois garante que o rendimento de seus funcionários não seja afetado diante de problemas com os computadores.

2. Garante a segurança em computadores com problema

Esse é um fator com que realmente não nos preocupamos, de que computador tem vida útil e que um dia ele irá parar de funcionar.

Mas junto com o adeus ao seu computador, você não pode perder seus dados, certo?

Com isso recomendamos que tenha cópias salvas em vários lugares. Como por exemplo:

  • Cloud computing, que é o armazenamento de dados em nuvem;
  • Armazenamento de dados em HD externo;
  • Utilizar servidores físicos fora da empresa;
  • Entre outros.

Caso sua empresa não tenha esses serviços, a MBX Inteligência está pronta para te ajudar com o backup de dados em nuvem.

3. Protege contra falhas humanas

A empresa que faz backup de dados fica protegida de falhas humanas, pois todo ser humano pode falhar, ainda mais no sistema caótico que estamos vivendo.

Mas atenção. Não estamos falando que seus funcionários podem apagar arquivos de acordo quando quiserem, isso é claro.

Isso ocorre num momento de distração, orientando seu funcionário a ter cuidado no manuseio de dados da empresa.

Fazendo o backup de dados em nuvem, você não ficará desesperado pelas informações perdidas, ficando tranquilo ao saber que os dados estão salvos em outro lugar.

4. Melhora o relacionamento com o cliente

Esse também é um grande problema que você pode evitar fazendo o backup. Imagine o constrangimento de sua equipe ao atender um cliente em um dia em que uma inesperada descarga elétrica queimou seus computadores.

O que você orientará sua equipe em relação aos dados solicitados pelo cliente? Pois falar que você perdeu os dados pode ser um tanto embaraçoso, manchando a imagem da sua empresa de maneira desastrosa. E realmente isso pode acontecer, mas é que as empresas percebem a necessidade do backup, depois que o acontecimento ocorre.

Acredito que você esteja percebendo como é arriscado contar com a sorte e deixar para resolver o prejuízo quando ele aparecer.

Com a realização do backup, você evitará a depreciação de sua imagem no mercado, caso algum problema ocorra, garantindo sua reputação diante de seus clientes.

Inevitavelmente todas as companhias estão sujeitas a problemas técnicos, tanto originados por falhas humanas ou fenômenos da natureza. Cabe ao empresário se prevenir desses problemas.

O empresário que se preocupa com a competividade do mercado tem que estar preparado para imprevistos.

Até levando em consideração o ponto de vista estratégico, as informações representam o patrimônio de seu negócio.

Aconselhamos fazer o backup de dados como uma norma a ser seguida pela empresa, com isso você ficará sossegado sem se preocupar em perder dados importantes de sua empresa.

Quais tipos de dados para fazer backup em nuvem?

Mas agora vem a dúvida. Quais dados devem ser salvos? Deve entrar na lista de backup todo o patrimônio digital da empresa, como informações financeiras, mensagens, contatos, planilhas e outros arquivos importantes. Ou seja, toda informação que você define como importante em sua rotina de trabalho necessita realizar um backup.

Em empresas de grande porte, onde o crescimento é rápido e exponencial, com alta produção e difusão de informações, principalmente com a utilização dos meios digitais, a prática do backup se torna extremamente necessária para que não ocorra grandes prejuízos na perda de informações.

O investimento de capital e esforço no desenvolvimento de dados da empresa pode ser levado por “água a baixo’’, problema que não pode ocorrer no ambiente corporativo.

O backup feito através de nuvem é o jeito mais barato e seguro para armazenar seu backup como também para gerenciar sua operação.

Conclusão

Esperamos que através desse artigo você tenha aprendido a importância de fazer backup para sua empresa.

E que a perda de informações importantes pode trazer um grande prejuízo e retrabalho, que podem ser evitados através do backup.

Conte com a MBX Inteligência para fazer o backup de dados de sua empresa.

Entre em contato conosco através do e-mail: matheus@mbxinteligencia.com.br.